Meditar não é apenas fechar os olhos e não pensar em nada.
A Meditação é uma prática espiritual importante do Yoga e a palavra "Yoga" significa Unificação.
A meta da meditação é unificar nossa consciência individual com a consciência cósmica, conduzindo-nos a um estado mais elevado, mais sutil, onde podemos encontrar paz e amor divino.
É uma forma de reflexão profunda sobre quem realmente somos, uma técnica para revelar aspectos ocultos da nossa identidade.
Meditação significa olhar para dentro de nossa mente para sentir a felicidade, que é a essência da nossa existência. Essa felicidade está dentro de nós, assim como está dentro de todos e de tudo.
"A Consciência Suprema ocultou-se dentro da sua mente. Ela está escondida atrás da cortina do seu "eu". Você não precisa ir para as montanhas dos Himalaias para descobrir aquilo que está oculto no seu próprio "eu". Será que alguém precisa de um espelho para ver um bracelete no seu próprio braço? Então, o supremo está dentro de você. Há apenas a necessidade de remover o véu do ego."
- P. R. Sarkar
Praticando meditação, podemos melhorar cada aspecto de nossas vidas: auto-compreensão, a compreensão dos outros, valorização da vida, capacidade de lidar com as dificuldades, saúde e vitalidade.
Superficialmente somos indivíduos isolados. Mas, em um nível profundo, estamos todos interligados.
Meditação retira a mente da separação superficial e centra-se no nível mais profundo de unidade universal. Nos tornamos conectados e também capazes de ajudar uns aos outros.
Coloque as mãos sobre o seu colo, mantenha as costas retas, olhos fechados e língua no céu da boca. Sua respiração deve ser calma e relaxada, através das narinas. Imagine que você está sentado no lugar mais tranquilo que você pode pensar. Sinta que você está sentado em completa paz e imagine a felicidade infinita ao seu redor e em todas as direções. Sinta que você está completamente cercado por essa paz e felicidade infinita, e começe a repetir dentro de sua mente o seguinte mantra:
Baba Nám Kevalam
Baba Nam Kevalam significa que
"Tudo é expressão de amor"
A ideação do mantra é: em todo lugar, em tudo que eu sinto, ouço, saboreio e cheiro, percebo a Consciência Suprema que existe dentro de tudo.
O amor está em tudo ou “Tudo é amor”.
Leva algum tempo de prática para ser capaz de se concentrar em um pensamento. Toda vez que você percebe que sua mente se desviou do mantra, concentre-se novamente - vai ficar mais fácil quanto mais você fazê-lo. A principal coisa é manter praticando e realmente tentar manter o fluxo da ideação.
Se você tiver problemas sentado de pernas cruzadas, use almofadas, isso tira um pouco da pressão das pernas e ajuda a manter as costas retas. Evite descansar as costas contra a parede e use cobertor ou tapete para forrar o chão.
De manhã, antes do café da manhã, e à noite. A frequência é importante para acostumar a mente e o corpo.
Isso acalma e prepara a mente para a meditação. Você pode cantar em qualquer melodia que quiser, com ou sem instrumentos.
Isso lhe dará uma sensação contínua de leveza e felicidade e fica mais fácil para meditar a próxima vez.
Todos que desejam podem aprender as lições de meditação da filosofia da Ananda Marga. As lições são passadas por monjes, monjas ou instrutores espirituais.
São ensinadas técnicas, orientações e aconselhamentos de forma individual e gratuita.
“Dharma” significa realização da natureza mais profunda da nossa existência e “Chakra” significa “centro de energia”. A meditação coletiva fortalece a nossa prática pessoal e nossos propósitos mais elevados, pela união das mentes e corações em direção à meta suprema (Deus) e pela nutrição que a sangha (companhias) oferece.