Em sânscrito, posturas de yoga são chamadas de ásanas. Ásana significa “postura que dá conforto físico e mental.” Ásanas afetam as glândulas, nervos, músculos e todos os órgãos do corpo.
A pressão sutil da postura de Yoga, mantida estática por pouco tempo, restabelece a secreção correta de hormônios, trazendo equilíbrio emocional, físico e mental.
Com uma conexão mais equilibrada entre mente e corpo, a concentração
e a prática de meditação são facilitadas.
Mente, corpo e espírito estão interligados. Portanto, para alcançar a autorrealização, é necessário integrar práticas físicas, mentais e espirituais.
Práticas de yoga para o desenvolvimento da mente incluem seguir os princípios morais, controle da respiração e concentração.
Práticas de yoga para o desenvolvimento espiritual incluem meditação, devoção, contato com as pessoas que também buscam espiritualidade e serviço.
Quem está começando a prática da meditação pode enfrentar muitos obstáculos – dor nas costas, dor nas pernas, mente inquieta, apatia, sonolência, dores de cabeça, etc. O coração pode estar pronto, mas o corpo e a mente não. Os ásanas ( posturas) podem ajudar a superar esses obstáculos. Através da prática regular de ásanas – alongamento, fortalecimento, equilíbrio, respiração e foco de energia em pontos específicos no corpo – estes problemas podem ser superados e podemos sentar para a meditação em estado de relaxamento e foco.
Diversas ásanas são prescritas sem quaisquer despesas, por professores ou monges treinados da Ananda Marga.
Não pratique ásanas sem orientação.
Aprenda Ásanas
Kaoshikii é uma dança que vai além do corpo, desenvolve as camadas mais sutis da mente. Dirigida especialmente para as mulheres, é benefíca para todo o corpo, da cabeça aos pés. Mantém a coluna flexível, reduz gordura desnecessária e mantém a menstruação regular. Reduz as dores do parto, facilitando o nascimento do bebê. Funciona como uma prevenção (antídoto) para muitas enfermidades.
Aprenda Kaoshikii
grande mestre indiano também conhecido como Nataraja, o senhor da dança. A palavra tândava é derivada do termo tandu, que significa saltar, sendo o passo primordial dos orientais. É uma dança vibrante na prática individual e coletiva, sendo recomendada para homens, já que possui um efeito masculinizador: estimula o córtex adrenal, que produz hormônios masculinos. É uma atividade física que exercita o cérebro, sendo uma prática espiritual indispensável para desenvolver virilidade, vitalidade e coragem.